Cozinha thai e cerveja em um casamento perfeito

O universo da harmonização de cervejas ainda é, pra mim, um mundo a ser explorado. Vou aprendendo, como tudo, aos poucos e com muita degustação. Ontem, participei de um jantar em que fiz novas descobertas. Os pratos da cozinha tailandesa foram preparados pela chef Thaís Lorea, do restaurante Lanna Thai Fusion Cuisine, e a harmonização com cervejas da MaltStore, feita pela beer sommelier Luísa Sartoretto.



Como entrada, rolinho tailandês, com legumes e frango ao molho de ostras e limão. Um molhinho apimentado casava perfeitamente com o rolinho. 



Para quebrar a picância e dar refrescância, Luísa escolheu a London Pride, uma bitter inglesa leve, perfeita para o prato.





O primeiro prato era composto de camarões, shiitake e aspargo verde sobre mousseline de batata doce e gengibre. Um prato com todos os elementos da cozinha tailandesa: salgado, doce, amargo, picante e ainda o umami (o quinto sabor, difeicil de explicar, mas é aquele sabor que dá vontade de comer mais um pouquinho). A Westmalle Dubbel. da trapista belga Westmalle, combinou muito bem com os sabores terrosos do shiitake.



O segundo prato foi um curry de filezinho de porco e bacon ao leite de coco, aromatizado com pasta de curry vermelho, molho de tamarindo e gengibre, servido com arroz jasmin. A picância desse prato é daqueles que nos lembra que estamos degustando um prato tailandês. Não é para os fracos. A cerveja Schneider Tap 5, Weizenbock clara com lupulagem mais acentuada ( quem disse isso foi a Luísa). Me apaixonei por essa cerveja. Ela é muito aromática e refrescante. Paixão imediata.



Para a sobremesa, Mango Thai, creme gelado e refrescante de manga, gengibre e leite de coco ao perfume de hortelã. A cerveja, Fruit Lambic, belga com adição de cereja, dava a impressão de acrescentar frutas vermelhas à sobremesa. Teve quem não resistiu e literalmente a acrescentou à taça do doce.


Sai encantada com o sabor dos pratos da chef Thaís e com o jeito simples e didático da Luísa. Recomendo.

0 comentários:

Postar um comentário