Cinco lugares para ir no Dia da Pizza

   Toda sexta-feira poderia ser dia de reunir os amigos em volta da mesa para comer uma pizza. Só que hoje, dia 10 de julho, é oficialmente o Dia da Pizza!

   Muita gente não sabe, mas a data é comemorada há exatos 30 anos - desde 1985! Para celebrar este prato que surgiu com os egípcios e foi aperfeiçoado pelos italianos, selecionamos cinco lugares que servem uma pizza pra lá de boa!

   Colocamos em ordem alfabética:


1. Bazkaria

   Localizada em frente ao Parcão, a premiada Bazkaria mantém um cardápio inspirado na cozinha  basca. Entre os sabores, destaque para a  pizza Basca Real, com bacon, cebola, mussarela, tomate cereja, pimentões e catupiry, e a  Lili Lore, de palmito, tomate seco, queijo de minas, mussarela de búfala e manjericão.


   Novidade, a Quatro Estações é dividida em quatro sabores: um deles com cogumelo, palmito, milho e cebola; outro com presunto cru, abacaxi, damasco e hortelã; o terceiro com picanha defumada à vinagrete e o último com camarão, alcachofra, pimenta biquinho e gorgonzola.

   Para comemorar o Dia da Pizza, a casa está com uma ação especial durante todo o mês. Os clientes que publicarem fotos na Bazkaria ou de pizzas da casa com a hashtag #mêsdapizzabazkaria nas redes sociais Facebook, Instagram ou Twitter ganham uma cestita (massa de pizza com parmesão e alho).

   A imagem deve ser compartilhada e apresentada ao garçom. Os autores das cinco fotos mais curtidas ganham uma pizza grande no sabor de sua preferência. A promoção é válida até 31 de julho.

BAZKARIA
Rua Comendador Caminha, 324, Moinhos de Vento, Porto Alegre
Telefone: (51)3222-9527 e 3061-6262




2. Babbo Giovanni

   Reza a lenda que o criador da marca, Giovanni Tussato, foi um dos primeiros pizzaiolos em solo brasileiro. Imigrante, ele abriu a primeira casa em São Paulo e ajudou a imprimir nas receitas a tradição das pizzas italianas.


    As recordações que remotam a origem da marca também estão na decoração, baseada em pequenos quadros, toldos e espaços que lembram as ruas de Nápole
   
   Direto dos fornos à lenha saem especialidades como a Babbo Giovanni, preparada com tomate fatiado, filé de anchova, alho e manjericão. Outra opção é a pizza que leva mussarela, berinjela ao alho, pimenta calabresa e cebolas.


    O cardápio doce também merece atenção e tem como destaque conta com a coberta por bananas fatiadas (foto acima), açúcar,  canela e leite condensado.


BABBO GIOVANNI
Avenida Wenceslau Escobar, 1823, Tristeza, Porto Alegre
Telefone: (51)3084-8484



3. Fornellone

   Agora no inverno a casa fica mais que especial, porque ganha ambientação de pelegos nas cadeiras e luz baixa.

   Toda vez que saem tostadas do forno à lenha, as pizzas descansam em formas de pedra vulcânica, que oferecem a sensação de que a pizza acabou de ficar pronta. Entre os sabores salgados, a recheada por quatro tipos de queijo de búfala recebe tomates e manjericão.  Com toque bem regional, a de charque refogado tem cebola, catupiry e salsinha.
  
   Para quem gosta de frutos do mar, a de camarão leva também alho poró e mussarela. 



   Sabores exóticos também pintam por lá, como a redonda coberta por mussarela de búfala, molho de tomate, queijo feta, rúcula, presunto de parma,tomate cereja, azeitonas e figos.



   Na ala doce, o destaque fica por conta da pizza de chocolate com muitos morangos.


FORNELLONE
Avenida Nova York, 93, Auxiliadora, Porto Alegre
Telefone: (51) 3028-7575




4. L’Antica Pietra
  
    Tijolos à vista e fotos de diferentes regiões italianas compõem a ambientação da casa que traz no cardápio pizzas de massa fininha, molho caseiro e ingredientes de primeira.

   Saem tostadinhas do forno à lenha variedades como a Siciliana, preparada com molho de tomate pelato, gruyère, mussarela de búfala, shitake, alho poró e pimenta de biquinho.


      A L’Antica Pietra, tem tomate seco, rúcula, presunto parma, mussarela e orégano.
   Entre as campeãs de vendas estão portuguesa, calabresa e marguerita.


   Desde o ano passado a marguerita ganhou uma versão especial, que leva molho pomodoro pelati Italiano, queijo artesanal de búfala , tomatinhos cereja e manjericão fresco. A nova versão pode ser pedida com massa integral e mussarela sem lactose.
   Há também outras variações de pizzas com massa integral e livre de lactose.


L’ANTICA PIETRA
Rua Doutor Timóteo, 150, Floresta, Porto Alegre
Telefone: (51)3395-3000  e (51)3222-2755





5. Pizza Entre Vinhos


   O nome diz tudo: é uma pizzaria onde a estrela principal é servida em um salão que funciona como adega (ou empório de bebidas, como você preferir!). Instalada abaixo do já famoso restaurante Mamma Gema, no Vale dos Vinhedos, a casa tornou-se uma referência em pizza na região.

   No pouco tempo de vida, é um dos lugares mais disputados de Bento Gonçalves justamente porque reúne pizza de altíssima qualidade e vinhos com preços acessíveis (para não competir injustamente com as vinícolas da região).



   Por falar em vinho, a bebida é escolhida pelo salão mesmo - porque não há carta, mas liberdade em circular pelas prateleiras e escolher a melhor garrafa!

   Entre as opções do cardápio estão sabores diferenciados, como calabresa com gorgonzola, copa com pesto, funghi, entre outras. Um dos sabores principais é uma homenagem ao proprietário Altemir Pessali: vem com tomate cereja, presunto parma e manjericão.




PIZZA ENTRE VINHOS
Estrada RS 444, KM 18,9,Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves (RS)
Telefone: (54) 3459-1392

0 comentários:

Postar um comentário