Almoço na cave da vinícola Salton em mais uma edição do Gastronomade

A cave da vinícola Salton, em Bento Gonçalves, recebeu no último domingo o Gastronomade, evento que possibilita uma experiência gastronômica inusitada aos participantes. A chef Carol Albuquerque e o chef belga Willem Vandeven assumiram a cozinha e prepararam o almoço digno do slow food, que se estendeu até as 17h.




O dia ensolarado foi um atrativo a mais para a recepção aos convidados na entrada da vinícola.



Foram abertos os trabalhos, com o espumante rosê Salton Poética.




Tartelete de couve-rábano




Chips de beterraba com fígado de galinha, cacau e azedinha



Batata crocante, creme de queijo colonial e cebola caramelizada




Em seguida, todos foram convocados para a cave, onde estava montada a mesa coletiva.



Pães de centeio e de calabresa, integrais e de fermentação natural, da Padarie foram servidos para serem degustados com azeite de oliva.




Queijo de cabra defumado com rabanetes, agrião, capuchinha e limão siciliano foi harmonizado com espumante Salton Reserva Ouro.


O Salton Paradoxo Chardonnay acompanhou um delicado prato de abóbora (fatias finíssimas envolviam o creme, dando impressão de uma massa quase transparente), adornadas com pistache, frango caipira, sálvia e shitake.




O prato principal foi um pescoço de cordeiro, perfeitamente macio, com repolho, couve-flor e um delicado panisse, harmonizado com o vinho tinto Geracões Antônio “Nini” Salton.




Para encerrar, uma tentação de sobremesa: uma combinação de chocolate Sagarana 67% (chocolate de origem lá de Ilhéus), uma quenelle de sorbet de frutas vermelhas da Hoenck (de Pelotas) e um toque de creme de baunilha.   



Muitos aplausos receberam os chefs Carol e Willem e sua equipe no encerramento do almoço.




Só uma notícia deixou  todo mundo triste: o jovem casal de chefs deixa o Rio Grande do Sul para assumir o restaurante Clos, em São Paulo.







0 comentários:

Postar um comentário