Um dia com Um Gordo na Cozinha



Há um bom tempo, queria conhecer a Estância Gourmet Viamonte, do chef José Luiz de Souza e de Lisandro Larréa. 



Ontem, finalmente, consegui aceitar o convite dos amigos: participei da gravação do programa Um Gordo na Cozinha, que será veiculado pelo canal fechado Chef TV, e, lá por novembro, na Band.



O sítio fica em Viamão, a 35 quilômetros do centro da capital gaúcha. O lugar é lindo, tem uma vista fantástica, silencioso e acolhedor. 




Além de servir como local de gravação do programa e de realização de cursos, funciona como um antirrestaurante, que recebe amigos e amigos de amigos, só sob reserva e dois domingos por mês. O cardápio pode ter feijoada, paella, comida de fazenda, churrasco ou outra criação do chef. A programação está no site (estanciagourmet.com) e as inscrições podem ser feitas por ali.



Juntos, o chef e eu, preparamos uma alheira,  embutido típico da cozinha portuguesa, sendo a receita mais famosa a da cidade de Mirandela, na região de Trás-os-Montes.



Conta a história que esse embutido surgiu na época da Inquisição. Como a religião impedia que os judeus consumissem carne suína, a ausência de embutidos de porco em suas cozinhas os denunciava aos cristãos. Para fugir da perseguição, a comunidade judaica descobriu uma forma de enganá-los: substituía a carne de porco por vitela, coelho, peru, pato, galinha e até perdiz. Para dar consistência semelhante aos enchidos, acrescentava pão de trigo à massa. Além disso, passava a alheira por defumação para ficar ainda mais parecida com a tradicional. 



Em Portugal, a alheira de Mirandela é considerada uma das sete maravilhas da cozinha portuguesa.  



Para recuperar a tradição dos embutidos, o chef José Luiz criou o curso Salumeria da Estância, com cinco módulos (que podem ser feitos separadamente). Quem participar dos cinco módulos pode fazer o sexto, que é uma espécie de prova, que dá direito ao certificado de mestre de salumeria. Em 2016, oferecerá curso de produção de queijos.



Além de aprender sobre o preparo da alheira, pude degustar uma saborosa comida da fazenda preparada por Carmela (dona Carmém, mãe de Lisandro), que tem tempero de vó.



E ainda por cima ganhei um jogo de facas com assinatura do querido chef. Como não amar esse dia?





0 comentários:

Postar um comentário