Restaurante Zaituna oferece um típico banquete árabe

Malfuf, shaabia, kataief. Os nomes soam estranhos? Essas são apenas denominações de pratos que fazem parte da cozinha tradicional árabe e que podem ser degustados na sequência servida no restaurante Zaituna. A cozinha está sob o comando da chef palestina Suha Ahmad Mahud Ibrahim Baja, que aprendeu as receitas com a mãe e aprimorou a técnica no curso de Gastronomia.

   

A experiência tem início com pão pita quentinho acompanhado dos molhos baba ghanouj (de berinjela assada com pasta de gergelim, alho e limão), hommus (grão de bico cozido, pasta de gergelim, alho e limão), labane (iogurte com azeite de oliva) e chancliche (queijo, zaatar, cebola, tomate e salsa).





Seguido de kibe cru




E da salada tabule (salsa, tomate, pepino e trigo burgol),.


Os pratos quentes começam  com arroz branco com massa cabelo de anjo, feijão branco com molho vermelho e especiarias.



Depois, a berinjela gratinada



E malfuf (folha de repolho recheada com arroz, carne de gado e especiarias).



As esfihas são apresentadas em quatro versões: carne, queijo, espinafre



Ou de zaatar



Tem ainda o mjadra (arroz com lentilha, cebola e caldo de legumes)




O falafel (bolinho de grão de bico com especiarias)




A seguir, kibe frito, kafta com tahine (bolinho de carne de gado moída, tomate, alho, salsa e molho tahine) e kabab (combinação de carne de cordeiro e de gado, cebola, alho, hortelã, azeite de oliva e salsa).



Entre as sugestões de doces, está o shaabia (massa doce assada, com recheio de nozes e calda de açúcar), servida com sorvete.


São pequenas porções, que formam um verdadeiro banquete. O Zaituna fica na Alameda Major Francesco Barcelos, 50. A sequência custa R$ 59 por pessoa.

As fotos são de Vini Dalla Rosa




0 comentários:

Postar um comentário